Construção em Steel Frame

Como se livrar do mofo na casa com construção eficiente?
17 de junho de 2018
Descubra o passo a passo de obras Light Steel-Frame
17 de março de 2019

Construção em Steel Frame

O sistema de construção Steel Frame é um dos sistemas construtivos com maior potencial de crescimento no Brasil nos próximos anos. Apesar de ainda não ser muito conhecido, a tendência é para que seja cada vez mais usado por todas as vantagens que traz, quer para quem constrói, como para o usuário final.

É um sistema construtivo revolucionário, o qual permite uma padronização do processo de construção. Nos Estados Unidos esse método é já usado desde o século dezenove, mas atualmente se espalhou pelo mundo todo, tamanhas são as suas vantagens.

Esse sistema não faz uso de concretos ou tijolos. Ao contrário das construções tradicionais, nesse sistema construtivo há uma estrutura de aço galvanizado leve, depois revestida com placas que se adéquam a cada necessidade já prontas a serem revestidas ou pintadas.

O sistema construtivo “Steel Frame” já foi homologado pela Caixa Econômica Federal, e usa produtos padronizados de tecnologia avançada permitindo que a obra seja leve, rápida, limpa, e com a vantagem de conseguir um acabamento superior à alvenaria tradicional.

Tanto a matéria-prima usada, como todo o processo de fabricação, execução e acabamento, seguem todos os padrões de controle de qualidade. Esse fato contribui, em muito, para uma redução de mão de obra, assim como uma redução significativa de desperdício de materiais, permitindo um melhor custo-benefício, e também uma maior sustentabilidade.

Steel Frame – A solução de construção assertiva

A construção em Steel Frame é a solução de construção assertiva. É de excelente qualidade e é assertiva quer no orçamento, quer em sua execução.
As construções, quer comerciais quer residenciais, são muito seguras, resistentes e eficientes, tornando-se a escolha perfeita para quem não abre mão de altíssima qualidade.

Requer menos tempo de construção, e por isso facilita muito, tendo em conta que na construção tradicional o tempo que demora é um dos maiores problemas.

É também leve, o que permite construções com menor custo de fundação ou em construções já existentes.

A construção em Steel Frame é também caracterizada por ser totalmente sustentável, amiga do ambiente, com redução do uso de recursos naturais, além de reduzir o desperdício de material durante a construção.

O Steel Frame é formado por elementos que formam um conjunto, divididos em diferentes “camadas”, o que torna o trabalho mais fácil e menos suscetível a erros humanos.

Principais vantagens da construção em Steel Frame

A construção em Steel Frame tem uma série de benefícios, quer para as empresas, quer para os clientes.

As principais vantagens desse tipo de construção são a leveza, a rapidez com que é feita, o fato de ser uma construção limpa, a seco, e a facilidade de montagem e manuseio.

Além disso, quando comparada com a construção tradicional em alvenaria, é uma construção bem mais rápida. É também mais fácil a passagem e manutenção das instalações de gás, eletricidade, hidrossanitárias, ar-condicionado e outras.

O custo das fundações é também mais baixo quando comparado com alvenaria, e conseguem-se reduzir o número de etapas de construção.

Outra vantagem da construção em Steel Frame é que ganha aproximadamente 4 a 5% de área quando comparamos com as edificações em alvenaria, devido à menor espessura das paredes internas.

É também possível reduzir desperdícios, aumentando o custo-benefício dessa construção. Isso se deve à industrialização do processo que apenas requer atividades de montagem.

Podemos ainda referir outras vantagens, como por exemplo:

  • Construção sustentável
  • Menor custo com mão de obra
  • Maior versatilidade, pois permite executar todos os tipos de modelo arquitetônico
  • Melhor organização logística
  • Sem uso de água
  • Resistência a fogo e corrosão
  • Menos custo de manutenção da edificação
  • Maior conforto (quer acústico quer térmico)
  • Controle da umidade
  • Facilidade de conservação e limpeza
  • Sem proliferação de mofo, fungos e bolor
  • Menos emissão de CO2

Apesar de haver um mito quanto à resistência desse tipo de construção, a verdade é que é bastante resistente. A resistência estrutural é calculada por um profissional, e os perfis garantem toda a estabilidade da casa.

Um dos grandes mitos em relação a esse tipo de construção se relaciona com as paredes internas. Muitos pensam que basta um chute que elas quebram ou caem. Mas isso não passa de um mito! As divisórias internas também são resistentes. As paredes são capazes de suportar até 10 Kg fixados diretamente na parede.

Outra das grandes vantagens desse tipo de construção é a durabilidade. Nos Estados Unidos da América existem casas em Steel Frame com mais de 200 anos. Estima-se que elas durem cerca de 300 anos.

O grande diferencial das construções em Steel Frame

A rapidez é efetivamente o grande diferencial desse sistema de construção. A conclusão de uma obra em Steel Frame pode chegar a apenas ⅓ de uma obra em alvenaria. Isso se deve ao fato de que a maioria das peças já chegam ao canteiro prontos a instalar, não sendo necessário um trabalho árduo “in loco”.

Obviamente, se o tempo de construção é menor, com menos mão de obra, e menos desperdício, o custo direto é mais reduzido quando comparado com os métodos de blocos estruturais ou alvenaria.

O Brasil e o Steel Frame

O mercado nacional ainda não aderiu muito a esse método construtivo, muito por razões culturais. A maior parte das empresas não está aberta a usar materiais diferentes, com técnicas diferentes daquelas a que estão acostumados.

No entanto, essa é uma opção cada vez mais a ter em conta na hora de construir qualquer tipo de edifício. A rapidez com que o projeto é finalizado é realmente incrível. Não tem de esperar um ano até ver sua casa prontinha a habitar.

Por que escolher Steel Frame?

As construções em Steel Frame são a escolha certa das pessoas que não querem nada mais do que perfeição e excelência em suas casas ou edifícios comerciais.

O sistema construtivo é tão rápido que permite que até se esqueça que passou por um período de construção. O fato de ser uma obra limpa aumenta, ainda mais, essa ideia de que um edifício foi “plantado” em seu terreno!

É mesmo assim que funciona, porque tudo se dá de uma forma tão espontânea e bem estruturada que parece que nem há um grande esforço na construção.

Além disso, como todas as etapas são bem definidas, e como as peças para construção já vêm prontas, não há espaço para erros dos profissionais, aumentando a eficácia e eficiência da mão de obra, entregando sempre um trabalho perfeito.

O Steel Frame é, sem dúvida, a escolha inteligente para quem pretende construir uma casa ou estabelecimento.

É também o sistema de construção de eleição para todos aqueles que se preocupam com o meio ambiente, reduzindo em muito a utilização de recursos naturais (água e energia elétrica), e reduzindo o desperdício de materiais, não deixando um monte de entulho no final da obra, como acontece com os sistemas de construção tradicionais em alvenaria.

Ainda não sabe qual o sistema de construção que vai usar para começar o seu empreendimento? Depois de tudo o que leu a escolha se torna bem mais fácil. A construção em Steel Frame é a melhor escolha que poderia fazer. A rapidez, leveza, limpeza e facilidade são características ímpares que fazem desse sistema construtivo único. Não deixe de ponderar a construção em Steel Frame. Não se vai arrepender!

Compartilhe:

Os comentários estão encerrados.